7.9.12

NAKED BEFORE THE CAMERA

Couple / 327 Commonwealth Avenue John Goodman (American, born 1947)
The Metropolitan Museum of Art - New York apresenta a exposição "Naked before the Camera" (Nu perante a câmera). Com aproximadamente 60 imagens de artistas, - desde o século XIX até os anos 70 - a mostra traz imagens belíssimas, em preto e branco e em matizes de sépia, da história da fotografia erótica. 
"Nu perante a câmara" começa com fotografias do século XIX, época em que estas eram tiradas para facilitar o trabalho dos pintores, mas que se transformavam em obras de arte por si mesmas, segundo detalha o museu. Este é o caso de "Nu feminino" (1853), uma imagem do fotógrafo francês Julien Vallou de Villeneuve, que provavelmente inspirou "Mulher com um papagaio" (1866), do pintor francês Gustave Courbet, que mostra figuras do passado "de uma forma surpreendentemente moderna".







No alto, "Reclining Female Nude" (1853), fotografia
de Julien Vallou de Villeneuve; acima, a pintura
"Femme avec un Parrot" (1866), de Gustave Courbet
Mais tarde, no século XX, artistas como o húngaro Brassai, o americano Man Ray e o alemão Hans Bellmer utilizam o nu "como o veículo perfeito para o jogo visual e a prospecção psicossexual", segundo o museu, que põe como exemplo "Distorção #6" (1932), do também húngaro André Kertesz.
"Distorção #6" (1932) - André Kertesz
Entre os fotógrafos contemporâneos, também há trabalhos de Robert Mapplethorpe, Diane Arbus, Garry Winogrand e Larry Clark, entre outros. De Larry Clark a curadoria incluiu na mostra uma imagem sem título que integra “Teenage Lust”, série que ele realizou entre 1972-1973. A imagem de Clark, que está entre as mais recentes apresentadas na mostra, antecipava as cenas fortes e a temática de seu filme mais polêmico, “Kids”, de 1995, que também provocou a ira dos mais moralistas ao abordar sem subterfúgios o avanço da AIDS e a sexualidade de adolescentes e pré-adolescentes em Nova York.

  “Teenage Lust” - Larry Clark
"Ao apresentar um resumo da história da fotografia através das representações da nudez, “Naked before the Camera” provoca para além dos domínios da arte e das fantasias de erotismo. Cada uma das imagens em exposição – mesmo aquelas que sob a distinção de "estudo de artista" enganaram os censores para dar início ao que se tornaria o comércio da pornografia – tem um apelo tão forte que pode levar o espectador a examinar as motivações e os significados sobre o que há de mais humano e que deveria ser o estado mais natural em nossa civilização: a nudez de nossos próprios corpos". José Antônio Orlando Site semioticas

Edward Weston

2 comentários:

Amante disse...

Fotografados em 1947 hoje expostos após 65 anos no Metropolitan Museum of Art - New York na exposição "Nu perante a câmera" com uma seleção pra lá de cultural sem nenhuma conotação pornográfica, mostra um casal negro em preto e branco de impressionante beleza, principalmente pelo que observo na expressão facial dos modelos. O clima de escárnio e naturalidade onde o homem deixa seu pênis pousado na coxa da mulher em situação neutra, nem por isso possui conotação pornográfica.
Não que eu seja contra a pornografia, mas, às vezes ela satura pela repetição das propostas como se estivessem impondo formas estereotipadas de comportamento.
Aprecio quando vejo postagens que, mesmo relacionadas com a sexualidade, se mostram completamente desassociadas do barato ou do "lugar comum", àquelas que dão relevância apenas às reações do lado “instintivo e animal” do ser humano tão normal e óbvio.
O pintor francês Gustave Courbet dono de um dos mais famosos e controversos quadros do mundo - A origem do mundo- e que tenho em meu blog na postagem Poema da buceta de Bráulio Tavares, desta feita inspirou-se numa fotografia feita após 13 anos de Julien Vallou de Villeneuve "Reclining Female Nude" para executar o não menos famoso quadro "Femme avec un Parrot".
Quanto a fotografia de André Kertesz "Distorção #6" (1932), o que mais chamou-me atenção foi a colocação proposital da mãos da modelo entre as pernas como se quisesse encobrir, e que num olhar relâmpago nos dá a ideia de uma alteração na anatomia sexual da modelo.

Belíssima fotografia de Edward Weston.

Muito boa LEO e sem mais por hoje... deixo um beijo.

aldrey disse...

As obras fantásticas...Passando pra deixar um beijo!